quarta-feira, 4 de agosto de 2010
AGOSTO...OU DESGOSTO....
O mês de agosto é popularmente conhecido como o mês do desgosto. Para alguns, isso não passa de crença popular. Outros, seja por superstição ou outro motivo, preferem não arriscar. Na Argentina, por exemplo, as pessoas evitam lavar a cabeça durante o mês de agosto já que, segundo os argentinos, durante o oitavo mês do ano, o ato de higiene atrai a morte.
O nome Agosto foi dado pelos romanos como uma homenagem ao imperador Augusto, dada a sua boa fase, com a ascensão à compostura de Cônsul e a conquista do Egito. Ainda assim, não se sabe quando e porque o mês de Agosto passou a ser considerado o mês do sofrimento. Alguns acontecimentos reforçam a crença:
1. No dia 24 de agosto de 1954, no Rio de Janeiro, o então Presidente da República Getúlio Vargas, suicidou-se. E o Presidente Jânio Quadros renunciou à presidência da República no dia 25 de agosto de 1961;
2. Juscelino Kubitscheck, vítima de um desastre automobilístico, morreu no dia 22 de agosto de 1976;
3. No dia 13 de agosto de 1961 foi dado o início a construção do muro de Berlim;
4. Dias 6 e 9 de agosto de 1945 Hiroshima e Nagazaki foram “varridas” pela bomba atômica. Mais de duzentas mil pessoas morreram nestes dias;
5. Em 1º de agosto de 1914 começou a 1ª Grande Guerra Mundial e em agosto de 1939 iniciou a II Grande Guerra Mundial.
Buscar a proteção divina é fundamental para se livrar dos males que cercam a humanidade e “para iluminar os que estão assentados em trevas e na sombra da morte; a fim de dirigir os nosso pés pelo caminho da paz” (LUCAS 1-78-79). Afinal, “saiu, pois, Satanás da presença do senhor e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça” (JÓ 2-7).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário