Os tímidos se escondem...os fracos desistem.... Só os revoltados fazem a diferença....

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Você está cavando fundo?



Dependendo das decisões e ações de uma pessoa, ela pode estar construindo ou uma casa que resiste a furacões ou uma que vai ser derrubada com os primeiros ventos que vierem. As instruções para construir a casa são as mesmas, no entanto, quando vem uma tempestade, apenas uma casa permanece de pé. Por quê?

O Senhor Jesus explica isso no livro de Lucas.

"E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa" (Lucas 6:46-49).

Ao ler essa passagem, podemos ver claramente a diferença entre aqueles que ouvem as palavras de Jesus e as colocam em prática, e aqueles que as ouviram, mas não agiram. Vamos nos concentrar na parte da passagem que afirma "... cavou fundo ..." e "... pôs os alicerces sobre a rocha ...".

O que entendemos pela expressão "... ele que...cavou, e abriu bem fundo..."?
Bem, sabemos que no início da passagem, Jesus compara essa pessoa à aquela que ouve suas instruções e as pratica. Isso mostra que, para se fazer o que Deus pede de nós, é necessário sacrifício. Cavar um poço não é fácil. Envolve suor, ficar com as mãos sujas, etc. Na prática, essa escavação profunda significa ficar longe das coisas deste mundo, ler a Bíblia, buscar o Espírito Santo, orar, jejuar, obedecer a Palavra de Deus e fazer tudo o que é necessário para receber a Sua presença.

Muitas pessoas confundem o significado da comparação que Jesus fez a partir deste trecho que diz "... os alicerces sobre a rocha ..." Se a fundação é simplesmente colocada sobre uma rocha, não se engane, a casa pode ser movida. No entanto, cavar um poço fundo numa rocha e lançar a base da construção é algo muito diferente. Esta base se torna inabalável. (Normalmente, a única maneira de remover rochas que são encontradas ao se fazer uma escavação é com o uso de dinamite, o que mostra o quanto temos que trabalhar para ter nossa vida sobre a Rocha).

Os processos de escavação e construção dos alicerces sobre a Rocha são longos e difíceis, mas a motivação que devemos ter para escolher fazer isso é a garantia que nossa a base é sólida e inabalável, que é o Senhor Jesus.

Quanto a outra pessoa mencionada na passagem, vemos que ela não viu a importância da escavação profunda e da construção da sua base. Estas pessoas se tornam mais preocupadas com a aparência de sua casa. Jovens que são como essa pessoa geralmente começam muito fortes, mas ao longo do caminho, eles se tornam moles, fracos e vulneráveis. Jovens como esses não estão realmente preocupados em investir na sua fé. Eles vêm à igreja e fazem orações que não tem poder e acham que não tem problema perder reuniões importantes da igreja durante a semana.

"Estas pessoas se tornam mais preocupadas com a aparência de sua casa. Jovens que são como essa pessoa geralmente começam muito fortes, mas ao longo do caminho, eles se tornam moles, fracos e vulneráveis".

As casas deles já estão construídas. Uma vez que eles estão convencidos de que seu trabalho está terminado, eles se tornam ociosos, deixando a mente aberta para as correntes de pensamentos e sugestões. O que acontece depois é que o fluxo dessas correntes aumenta.

Eles enfrentarão perseguições, tentações, acusações e problemas que os farão cair facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário